quinta-feira, 13 de novembro de 2008

Legendas improvisadas pro mapa

Desculpem qualquer coisa, digitei as 3 da manhã sem dormir anda e estou com preguiça de ver as merdas que escrevi.

-------------------------------------------------------------------------


Antes de mais nada – Mudei muita coisa dos desenhos no caderno até essa versão pra poder desenhar no PC. Eu quero a todo custo ter isso no PC pq fica mais fácil pra mostrar pras pessoas e copiar. Muitos detalhes foram pra PQP e nem de longe está tudo completo. Já coloquei as cidade grandes, mas ainda faltam as cidades pequenas e dezenas de ruínas.

Escala: Um hexágono de Planície (verde com pontinhos) equivale à 4,5km.

Viajando: Cada hexágono de Planície equivale à uma hora de viagem a pé para um humano comum (sustentável até carga até média), ou meia hora de viagem em marcha acelerada (carga leve) ou meia hora à cavalo (carga média).

Um dia de viagem é uma caminhada lenta de oito horas seguidas, ou seja, oito hexágonos pra humanos sem carga. Não dá pra fazer marcha acelerada por mais horas diárias que o modificador de constituição, então não dá pra diminuir esse tempo.

Legenda:
Azul Claro – Águas navegáveis por canoas, jangadas e barcos pequenos;
Azul Escuros – Águas navegáveis apenas por grandes barcos, caravelas e similares;
Verde Claro com Pontinhos – Planícies
Verde Claro com Árvores – Bosques
Verde Escuro com Árvores – Florestas Fechadas
Marrom com Bolotas – Colinas
Marrom Escuro com Pico – Montanhas, dãaaaa!
Amarelo com Pontinhos – Areia fina. Sim, praia.
Cinza – Wastelands. Terras arrasadas por guerras e pragas de zumbis.
Verde Claro com Matinhos (vide Sudeste da cidade central, circulando montanhas) - Pântanos
Linhas Marrons representam estradas. Não acelera o deslocamento, mas na estrada tem menos encontros aleatórios.
Linhas Azuis representam rios.

Cidades e etc:

No extremo Leste, numa ilha verde no meio das águas rasas (exceto ao norte) fica uma aldeiazinha sem nome bastante famosa por ter surgido das antigas plantações do Monastério do Crepúsculo Púrpura (um quadrado no norte da ilha, no meio de um hex de floresta fechada).

Seguindo pela estrada que liga esta ilha ao continente, indo para o sul e adentrando um hex cinza entre as montanhas está a cidade fantasma de Avernus.

Seguindo pela mesma estrada, por muitooooos hex à sudoeste, chega-se a fronteira com as terras baixas. As colinas ao sul já fazem parte das terras baixas.

Já se sairmos da estrada da Vila no Meio do Nada e formos em direção norte e depois oeste, chegamos a Capital depois de alguns dias de caminhada. A Cidade Central (como a capital é chamada) é grande, e com favelas e guetos maiores ainda ao seu redor. Toda a estrada até o pé das montanhas à leste é cercada por fazendas onde ovelhas são criadas, uma poucas vacas também, e onde existem muitas plantações de aveia, trigo e outras coisas usadas em comida pra bebê. Toda a estrada é rodeada de aldeias.

As áreas coloridas com azul claro perto da cidade central são lagos, e o pequeno grupo de montanhas ao sudeste são a nascente de diversos rios que alimentam esses lagos (e criam os pântanos ao redor das montanhas).

As florestas densas e rodeadas por altos picos em todo o leste da Cidade Central foi o principal ponto do Expurgo para as raças comuns de D&D – Essas eram as terras disputadas por orcs, fadas, kobolds e etc.

Se formos mais ao sudeste, temos uma região grande, circulada por montanhas altas e igualmente dividida entre colinas, bosques e florestas fechadas, com quatro lagos profundos no meio; Originalmente, essa era a área onde os halflings e gnomos viviam (e disputavam território com outras raças) de maneira isolada – não existem estradas entrando ou saindo (os halflings são isolacionistas, e os gnomos preferem tentar criar máquinas voadoras do que a solução óbvia). Os lagos eram a principal fonte de subsistência de ambas as raças.

Por motivos de força maior, considero também essa região como origem dos Goliaths, terra natal deles. Atualmente, tropas estão estacionadas nas antigas comunidades (nenhuma especialmente grande, mas praticamente todas com algum tipo de pequeno forte – pense em Dezburgos, do romance onde aparece o Drizzt do Urden) e patrulhas varrem a região de norte a sul. São nove comunidades no total.

O conselho militar tem interesse particular nas terras desta região por seus recursos mineirais e pela proximidade com o melhor ponto de partida para navios – a sede da frota naval de Amestris (perto de uma praia na ponta de baixo da direita do mapa). A sede da frota naval fica ali por necessidade – foram aproveitados todos os recursos de uma cidade mercante com enormes portos que havia sido abandonada em uma guerra passada, o país não tem grana suficiente pra manter uma Marinha organizada.

E por hoje é só. E nem falei do gigantesco lago gigante amaldiçoado ao norte da estrada que liga o leste à Cidade Central (o lago já ta no mapa!).



E a alternativa era isso:

4 comentários:

Anão Picareta disse...

Ahhhh!! Alguem resolveu usar o hexmap ou é impressão minha?!

Faz com calma pô, sempressa que sai.

Aproveitando eu fiz um upload (já era ora) do "meu" mundo. Se quiser ver é só dar uma passada no blog.

Ainda falta o cenário propriamente dito, mas isso vai aos poucos ;)

Anão Picareta disse...

Ah só agora eu li. Não entendi BOSTA nenhuma da orientação do mapa!!!! Depois tu explica direito.

De qualquer forma não entendo o por que do "por motivo de forma maior considero essa região como origen dos goliaths..."

No mais tá legal tem bastante enredo e deu p perceber o pega de problemas que tem nesse mundo, mas vamos para o que interessa:

cade o mapa dos planos?! Pô tu colocou um mapa de um mundo onde não jogamos!!! Cadê o de Arcadia, Sigilo e etc?! Colocar mapa de onde não vamos não vale!!!

KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Anônimo disse...

Sigil não precisa de mapa. É uma grande rosquinha flutuante! E fica em outro plano. Só queria saber onde é a parte de neve! OU é a grande parte branca no mapa? Se for, pq raios a neve vira floresta do nada? Efeito mágico ou matasse aulas de geografia =P

Anônimo disse...

Daniel, a parte branca em cima e a esquerda não é neve.

São coisas que não planejei ainda :P

O lugar onde vcs tão agora fica ao norte, muitos hex ao norte. Tipo 50 hex :P

Follow the New World Order

Follow the New World Order
Follow the New World Order