segunda-feira, 5 de março de 2012

Legados do Amanhã #2 - Scion

Legados do Amanhã reúne propostas de cenários para RPG elaboradas por mim focadas em sua maioria nos primeiros jogos e sistemas que apareceram no Brasil, especialmente durante o "boom do RPG" vivenciado na década de 1990. Hoje já podemos até chamá-los de clássicos. Este projeto é um reflexo do grande saudosismo que sinto dessa época de curiosidade, empolgação e liberdade criativa.

Considero de vital importância afirmar que todas as ideias por mim expostas a partir deste momento são em sua maioria baseadas em sugestões presentes nos próprios livros básicos ou adaptadas diretamente de matérias e aventuras prontas presentes, por exemplo, nas revistas Dragão Brasil. Creio que apenas uma ou outra proposta se revele realmente original. Caso algum leitor perceba semelhanças peço o favor de não pensar que estou plagiando, minha intenção é apenas compartilhar conhecimento RPGístico e verificar se os grupos do qual faço parte teriam interesse em contar essas histórias junto comigo.

-x-

Legados do Amanhã #2

Sistema: SAS (Storytelling Adventure System)
Jogo: Scion
Proposta: Deuses versus Titans - A primeira geração de semi-deuses em mais de mil anos reunida na busca pela vitória no apocalipse.

Crônica: Heroes
Estilo das Histórias e Capítulos: Aventura e ação. Os personagens conviverão sob uma rotina de "agentes globais", participando de eventos e demandas que se estenderão por todo o globo terrestre. Os Titans despertaram décadas antes do que as mais poderosas Profecias diziam, pegando os Deuses de surpresa. Neste momento o mundo carece de Scions, fato que se agrava a cada dia devido a uma caçada ferrenha desses rebentos empreendida pelos Titanspaws. Cada Filho dos Deuses que tomba ou permanece "não-Visitado" nessa Guerra contra os Titans é uma perda irreparável e um passo a frente dado pelos inimigos.
Número máximo de jogadores: 4

Livros permitidos: Scion: Hero, Scion: Demigod, Scion: God, Scion Companion, Scion Ragnarök
Panteões permitidos: Pesedjet, Dodekatheon, Aesir, Atzlánti, Amatsukami, Loa, Atlantis, Tuatha dé Dannan, Celestial Bureaucracy, Devas.
Criação de personagens: Padrão.

Orientações e regras particulares para criação dos personagens:

1. As regras para a criação das fichas dos personagens serão as descritas no livro básico Scion: Hero;
2. Os três livros básicos (Scion: Hero, Scion: Demigod e Scion: God) e os dois suplementos (Scion Companion, Scion Ragnarök) podem ser usados como referências para aquisição de Knacks, Boons etc;
3. Para construção das Relics usem APENAS as orientações descritas em Scion: Hero, Scion Companion e Scion Ragnarök;
4. Os jogadores que optarem por criar personagens de Lenda 2 não precisarão gastar XP para Ascender. Em média, a cada 8 sessões que o jogador participar presencialmente seu personagem terá sua Lenda Permanente aumentada em 1;
5. Os jogadores que optarem por criar personagens de Lenda 3 ou 4 poderão ascendê-los a Demigods quando desejarem, desde que gastem o XP necessário;
7. Lenda e Força de Vontade não são recuperados automaticamente quando os personagens obtém Stunts. Isso ocorrerá apenas se forem bem sucedidos naquilo que se propuseram a realizar;
8. Incrementar as Abilities com XP demandará tempo e treinamento, exigindo a busca por um instrutor e treino regular. Essas etapas deverão ser trabalhadas dentro de jogo;
9. Ataques corporais (Brawl e Melee) usarão Strenght ou Dexterity para calcular os dados de ataque: Strength para ações simples e brutas, sem sofisticação ou floreios acrobáticos (nestes casos, usar-se-á Dexterity);
10. Acrescentar-se-á Perception ao dano das armas de fogo.

Orientações quanto a proposta da crônica:

1. Cada jogador pode criar 2 personagens (é opcional). Em cada sessão ele escolherá qual dos dois achará mais adequado para usar na aventura;
2. Os personagens possuírão uma base de operações, um quartel-general, sob sua completa responsabilidade;
3. O personagem titular da sessão receberá XP plenos por sua atuação na sessão;
4. O personagem secundário receberá metade do XP do personagem titular, arredondado para baixo. Esses XP se justificam pelo treinamento que este personagem estará recebendo na base de operações.

Dicas do Narrador:

1. Criem dois personagens. Fiquem cientes que se apenas um for criado e este morrer, caso o jogador deseje criar outro para continuar a crônica esse novo personagem terá um montante de XP zero. Evitem insatisfação futura.
2. Scion é um jogo de ação e aventura. Sugiro que a distribuição de pontos nos atributos físicos seja uma escolha primária ou secundária. Evitem insatisfação futura.
3. Façam personagens com alma. Ponto.
4. Chegar atrasado ao encontro ocasionará uma penalidade de 1 XP a menos recebido por sessão. Tolerância máxima de 1 hora. Chegar mais de uma hora atrasado aumenta a penalidade para 2 XP. OBS: se o grupo perceber que 14h não é mais um horário viável, podemos mudar para 14h30 ou no máximo 15h para o iniciarmos o jogo.
5. Critérios que avaliarei para fornecer os XP (cumulativos):
* Presença: 4 XP
* Interpretação (subjetivo): 1 XP
* Personificação (atuação. Subjetivo): 1 XP
* Feitos importantes realizados na sessão: 1-3 XP
* Descrição bem escrita relatando os acontecimentos de cada sessão (citando nomes de PCs, NPCs e locais, destacando os stunts mais memoráveis, marcando deduções importantes etc): 1-2 XP
* Narração dos acontecimentos de cada sessão sob a ótica do personagem (conto em 1ª pessoa, com as sugestões dadas acima. Subjetivo): 2-3 XP

25 comentários:

Amanhã-Morrerei-sem-Passado disse...

O.k., já confirmaram que jogarão minha crônica Diogo, Lucas e Renato. Resta apenas uma vaga disponível.

Vei Tiba disse...

Eu tb quero se Inda ouver vaga
Abraços

Amanhã-Morrerei-sem-Passado disse...

O.k., mesa completa. Reduzi a quatro integrantes no máximo porque percebi que não estava dando conta de narrar satisfatoriamente para uma mesa com seis jogadores. Vamos ver se agora me saio melhor.

Saber disse...

Ei!!! Então estamos fora?

Vei Tiba disse...

Ângelo te mandei um email com algumas duvidas
Abraços

Amanhã-Morrerei-sem-Passado disse...

Hugo e Fernanda,

estabeleci um limite para a dimensão do grupo nesta crônica por reconhecer minha incompetência para lidar com um grande número de jogadores. Já fui capaz disso antes, mas há anos que não mestrava/narrava e o resultado de minha última atuação não foi bom. Esta é uma deficiência minha. Desta vez vocês precisarão aguardar, já que os outros integrantes confirmaram interesse antes. Deixo-lhes cientes que, se Tibúrcio não tivesse confirmado participação antes de vocês, ainda assim apenas um de vocês jogaria.

Agradeço a compreensão.

P.S: A Jambô já liberou os personagens de "Dia de Tormenta"??

Amanhã-Morrerei-sem-Passado disse...

Tibúrcio, preferes que mantenhamos contato por e-mail mesmo, sem ser pelo blog? Aguardo resposta para te dar retorno. Adianto, sem que você tenha questionado, que as informações que deverão ser consideradas sobre os deuses nórdicos são as descritas em Scion Ragnarök.

Vei Tiba disse...

Prefiro por email Ângelo já que o blog só vejo a noite e o email fica aberto o tempo todo
Abraços

Saber disse...

Tudo bem, Angelo.

Hugo já recebeu a aventura e no momento está lendo ela. Os personagens são: Um Minotauro Monge, uma elfa barda, um halfling Clérigo da Deusa do Conhecimento, um Humano Mago, uma Qareen(Meio-gênia) Feiticeira, e uma humana bárbara.

Se alguém quiser algo diferente, ele pediu para dizer a raça/classe que ele faz a ficha.

Amanhã-Morrerei-sem-Passado disse...

Prefiro sempre optar pelo background mais interessante, mas das opções oferecidas minha tendência maior recai sobre o minotauro monge.

Anão Picareta disse...

Galera, domingo não vou poder mestrar, como renato não está podendo aos sabados vou deixar para a proxima semana ok?!

Amanhã-Morrerei-sem-Passado disse...

Renato, ainda estás com os sábados comprometidos?

Renato Recife disse...

Os sábados, em tese, estão livres pois as aulas da pós já terminaram, basta marcar com antecedência.

Esse agora eu acho que posso, digo acho porque talvez haja uma reunião na agência de tradução, mas até agora não recebi nenhum aviso.

Eu me disponho a jogar nesse próximo sábado, mas se tiver uma reunião marcada de última hora vou dar prioridade a ela por ser trabalho (e por trabalho entenda-se $).

Vei Tiba disse...

Ângelo aos sábados eu leciono calculo e física para um grupo de alunos da nasau. A aula vai até as 13h, consigo chegar no paço lá pras 14h.
Att

Anão Picareta disse...

Todos os sabados teras essa reunião ou apenas nesse?! Se for só nesse acho melhor garantir a reunião. Melhor do que marcar e acabar não podendo ir (na minha opinião)

Renato Recife disse...

Não tem dia certo, vai ser de acordo com a necessidade.

Amanhã-Morrerei-sem-Passado disse...

Afinal, haverá jogo ou não amanhã? Por favor respondam o mais breve possível nem que seja por SMS.

Anão Picareta disse...

Desculpa a demora na resposta gente. Esse fim de semana não vai dar p/ eu jogar.

Fica p/ proximo. Peço desculpas mais uma vez pela demora na resposta.

Amanhã-Morrerei-sem-Passado disse...

O.k, ciente.

Amanhã-Morrerei-sem-Passado disse...

Restam-me 3% de minha franquia da internet, o real motivo de minha aparente ausência. Tenho apenas verificado se vocês escreveram alguma novidade. Tão logo retome todo o potencial de minha internet (dia 23.03) escreverei sobre o cenário de minha crônica (creio que é isso que vocês têm esperado para elaborar seus personagens).

Amanhã-Morrerei-sem-Passado disse...

Hugo, 24.03 é sábado, não domingo. Pretendes mestrar sábado ou domingo? Adianto que já tive confirmação de meus compromissos (exceto se surgir algo extraordinário) e confirmo minha disponibilidade para o dia 25.03, domingo. Sábado, 24, não tenho condições de jogar.

Peço que informes também o local do jogo, pois como adiantei isso é determinante para minha confirmação final.

Anão Picareta disse...

Galera, não irei mestrar esse fim de semana. Não esotu muito bem e não tenho condições de mestrar. Não é nada sério, mas prefiro não mestrar. Posso até ir jogar caso alguem tenha alguma aventura pronta.

Peço desculpas por isso.
Diogo

Saber disse...

Melhoras Diogo...

Sobre o próximo final de semana, posso mestrar no dia 25 a aventura pronta, você vai poder ir, Diogo?

Anão Picareta disse...

Hugo, só poderei confirmar mais proximo ao dia.
Aviso tb de ante-mão para todos, que estou estudando para um concurso que acontecerá em menos de 2 meses então preciso cumprir meu cronograma de estudo. Tentarei não ficar fora do RPG nesse periodo, mas caso perceba que estou me atrasando (pq quaisquer motivos, não necessáariamente pelo RPG) eu darei essa pausa.
Peço desculpas a todos com antecedencia, mas esse concurso é uma chance que estava esperando a uns 3 anos.

Anão Picareta disse...

Galera Nâo poderedei jogar nesse fim de semana pois não tem ninguem para ficar com meu filho.

Follow the New World Order

Follow the New World Order
Follow the New World Order