quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

Sobre memes.


No livro de divulgação científica O Gene Egoísta (The Selfish Gene), o Richard Dawkins coloca a genética analítica como base da teoria da evolução. A genética dawkiniana é essencialmente matemática, baseada no conceito de Gene - uma unidade funcional que tem como único objetivo se reproduzir da melhor forma possível, no maior número de cópias possível. Daí ele deduz toda a evolução das espécies de uma maneira decente (revire no caixão, Darwin!) e explica o comportamento de todos os seres vivos (incluindo a tão malfadada Agressão que Lorenz descreve no belíssimo On Agression, o altruísmo tão fortemente negado por filósofos do século XIX, entre outros) como estratégias dos genes para aumentar o número esperado de reproduções.

No fim do seu belíssimo (embora compacto demais, com desvios sobre comportamento animal que me fizeram dormir) tratado de genética, o Dawkins volta a definição original de gene (a que eu escrevi acima). Em nenhum momento ele fala da estrutura do gene, só da função, de modos que podem existir genes artificiais, genes biológicos, genes minerais (cristais que absorvem elementos do ar para crescer são formados por genes?), e em especial o Meme, a idéia que quer reproduzir a si mesma. O conceito de Meme é tão complexo e belo que diverte pessoas tão diferentes quanto hackers, linguistas e biólogos ao redor do mundo.

E aí vem os jogadores de RPG, veêm um meme que se espalhou pela internet e transformam numa porra duma corrente que se envia por blog ao invés de e-mail. Bando de desocupados fdp.

Mas como esse foi o Careca que enviou (e eu já tinha fingido que não vi o que ele mandou antes), vou postar aqui.

1- Exiba a imagem do selo “Olha Que Blog Maneiro” Que vc acabou de ganhar!!!

2- Poste o link do blog que te indicou.
Blogzão do RPG, o blog megaboga
3- Indique 10 blogs de sua preferência:
Êeeee, ninguém falou que tinham de ser blogs de RPG dessa vez!

Não tá em ordem de preferência, mas whatever.

E seria a Wikipedia um grande blog?

5- Publique as regras;
Ok. Publicadas.

6- Confira se os blogs indicados repassaram o selo e as regras;
Isso vai demorar um pouco.

7- Envie sua foto ou de um(a) amigo(a) para olhaquemaneiro@gmail.com juntamente com os 10 links dos blogs indicados para verificação. Caso os blogs tenham repassado o selo e as regras corretamente, dentro de alguns dias você receberá 1 caricatura em P&B.

Como assim? Eu cobro pra mandar minha foto por e-mail, a perfeição não é pra ser vista por todos!

Ps.: Pelo post dá pra perceber que eu estou de péssimo humor, não?
Ps2.: Pra ser um meme, a idéia tem de se reproduzir sozinha. Em outras palavras, o povo tem de copiar por interesse próprio o bagulho e dar crédito ao autor. Se for mandado, por e-mail ou blog, é só mais uma corrente.

3 comentários:

Careca disse...

Não tenho culpa. A mensagem dizia que se eu não passasse para 10 pessoas minha mão ia cair e meu Planescape ia rasgar.

Meu Nome É Tonho disse...

Tudo bem, mas só pq o Planescape ia rasgar.

Siddartha Gautamma disse...

Lucas que PORRA é essa???

Follow the New World Order

Follow the New World Order
Follow the New World Order