segunda-feira, 13 de abril de 2009

Morte do Dave Arneson


Continua a me assustar o fato de ninguém além do Careca ter dito algo sobre a morte do Dave Arneson, pai do RPG. De fato, ele contribuiu muito mais para o D&D e para o RPG em geral que qualquer outro, já que ele bolou o primeiro sistema de regras (0D&D) e primeiro cenário (Blackmoor, origem de Mystara e do irritante Karameikos)!


A campanha de D&D em Blackmoor narrada por ele, que tinha o Gygax como jogador, começou em 1974 e terminou apenas com a sua morte dia 7. Isso por si só já faz dele uma lenda, apesar de nos últimos anos a campanha ter uma apenas sessão por semestre :)

Um pouco de história para quem nunca ouviu falar dele: Após a saída dele da equipe do D&D em 1979, após uma briga nunca explicada com os diretores comerciais da TSR, ele se dedicou aos videogames, sendo professor da Full Sail, faculdade de produção de jogos mais conceituada da atualidade. Durante esse período, para evitar pagar royalties, houve toda uma campanha pela despopularização do material de D&D produzido por ele - o famoso Forgotten Realms foi criado, a partir de uma série de artigos soltos do Ed Greenwood, como um substituto para Blackmoor, cenário mais popular da época. Em 1986, Arneson retornou a TSR, mas sem muita dedicação ao D&D.

Só vi a notícia em três lugares (nenhum em português), além do óbvio Order of the Stick:
Geek Dad

10 comentários:

Anônimo disse...

Também coloquei no blog um link retirado do Ambrosia. Em tempo, li que o Dave e o Gary não se bicavam por causa de uma treta que inclusive foi pra justiça sobre os royaltes dos produtos Dungeons & Dragons.

Anônimo disse...

També prestei uma pequena e humilde homenagem ao Dave Arneson quando o boato de sua morte correu pelos Blog's gringos, para depois descobrir que ele estava vivo e que finalmente havia falecido na noite do dia 7 de abril.

Mas cara, muitos blog's falaram sobre isso:

RPG News,Pergaminhos Dourados, Lote do Betão,Pensotopia, Lobos de Ferro, Cavaleiros da Noites Insones, Toca de Kigan e Urina do Dragão...veja bem,estes são só os que estou lembrando agora, certamente tem muito mais.

Mr. Pop disse...

Poxa João,

Praticamente a blogosfera inteira postou algo sobre o Tio Dave!

E olha que foram tantas notícias que chegaram até a matar o cara antes da hora!

Abraços

Anônimo disse...

Cara, uma coisa estranha... Tem uma lista de uns 15 blogs do lado esquero do blog. Não lembro de ter visto a notícia em nenhum deles!

Acho que estou lendo os blogs errados!

E o Gary eo Gygax passaram uns 5 anos brigados, mas desde os anos 80 que acertaram as diferenças e que o Arneson voltou à equipe oficial do D&D (embora nunca tenha realmente voltado a trabalhar com D&D).

PS.: Tô adicionando os blogs de vocês aqui na lista...

Renato Recife disse...

É porque tu é desorientado, no Rolando20 não teve um post específico, mas a triste notícia circulou no sistema de comentários, no Nerdcast sobre D&D a notícia também foi divulgada.

Anônimo disse...

No nerdcast D&D? Ele morreu depois do Nerdcast D&D!

O.O

Vc está bêbado.

Renato Recife disse...

Foi mal =O

A notícia foi nos comentários e e-mails do nerdcast sobre Matrix =P

Anão Picareta disse...

Meu pai, essas são as pessoas com que jogo... por isso as sessões são toscas :S

=P

Falou!

PS: to sem tempo p/ ver o lance do Scion, mas não to esquecido.

PS:Confirmação visual(comenerd), não gostei da palavra...

Anônimo disse...

Cara, essa notícia foi extremamente rodada nos blogs de RPG, até mesmo nos brasileiros. Vc tá meio restrito com essa lista de blogs!

Anão Picareta disse...

E aí povo, confirmada sessão nesse domingo? Vai ser de scion ou não? Preciso saber para terminar a aventura!

Follow the New World Order

Follow the New World Order
Follow the New World Order