segunda-feira, 22 de junho de 2009

Novas considerações sobre Scion

Saudações cordiais, camaradas

Estou muito empolgado com Scion. Sei que a última sessão não satisfez a todos, mas pra mim foi bem legal. Arrisco dizer que isso ocorre porque sempre tenho levado para as sessões algumas intenções já planejadas para realizar caso a oportunidade apareça. E o melhor, tenho certeza que não estou monopolizando por muito tempo a atenção de Diogo, pois na maior parte das vezes só declaro minhas atitudes quando solicitado, ou quando de repente ouve-se aquela típica frase: "e então, o que vocês vão fazer?"

Estive estudando um pouco o livro para tentar melhorar minha interpretação e encontrei algumas falhas que influenciariam muito o sucesso/fracasso de meu personagem nas aventuras se não fossem corrigidas. Foi bom ter copiado a ficha para consultar em casa. Vamos aos pontos:

1. Diogo, por favor perca alguns minutos relendo a parte do livro que fala sobre Força de Vontade e como recuperá-la. Você verá que aquilo que nós jogadores estávamos protestando tem cabimento. Desde os primórdios de Vampiro a Máscara o processo é o mesmo.

2. Não chore agora (hehehe): meu Dodge DV está calculado errado. No momento está registrado como 8 natural e 10 com untouchable opponent. Na verdade, é pra ele ter 10 natural e 14 com untouchable opponent! E meu Parry DV (unarmed), em vez de 4 deveria ser 7 quando light (soco) e 6 quando heavy (chute). Os cálculos abaixo:

Dodge DV = (Dexterity+Athletics+Legend)/2 = (4+4+4)/2 = 6, +4 por Epic Dexterity. Total 10. Untouchable Opponent dobra o bônus de defesa fornecido pela Epic Dexterity: 6+8 = 14.

Parry DV = (Dexterity+Brawl+Weapon Defense)/2 = (4+2+1)/2 (unarmed light) = 3, +4 por Epic Dexterity. Total 7. Com Unarmed Heavy fica (4+2-2)/2 = 2, +4 por Epic Dexterity = 6.

3. Na ocasião do atentado a bala que sofri no Central Park, ao utilizar Rabbit Reflexes, por mais inacreditável que pareça, meu Dodge DV seria igual a 20 (natural) ou 28 (Untouchable Opponent)!!!!!!!!!!!!!!

4. Possuo 18 pontos de experiência. Gastarei 10 para pegar Epic Stamina (knack Damage Conversion), 5 para pegar o segundo dot em Epic Stamina (knack Self Healing) e 3 pontos para pegar o terceiro dot em Stealth.

Gostaria que todos vocês também fizessem comentários que pudessemos debater e até mesmo fazermos um pré-planejamento de nossas próximas ações nas sessões. Há pelo menos três opções/ linhas de ação a serem seguidas, e se deixássemos Diogo já ciente dos prováveis rumos quem sabe a sessão não pudesse ser melhor aproveitada, inclusive com situações onde Diogo deixaria alguns objetos ou situações estrategicamente posicionados para favorecer ações heroicas. Tenho certeza que ele criaria ótimas oportunidades!

En Taro Adun!

17 comentários:

Anônimo disse...

Já que estamos sendo chatos sobre regras, sobre virtudes:

1 - Elas tem precendência sobre natureza (o sangue divino é mais influente que a personalidade).

2 - Se você tem a virtude na ficha, tem de seguir e acabou, não interessa a pontuação. Se você tem Valor na ficha, não pode deixar indefesos sofrerem. A pontuação é pra caso de dúvidas, pra decidir se em um determinado instante o Scion dá prioridade a se vingar ou a defender os indefesos.

Ou seja, vocês do panteão grego si fu. Tem de ser valorosos. Por isso o sistema permite mudar de virtudes na criação de personagem - ao trocar uma virtude de seu panteão por uma de fora, o Scion não pode mais ganhar lenda por agir de acordo com aquela virtude, mas pra compensar ganha mais liberdade.

Falows.

Pele-de-Escama disse...

Lucas, agradeço tuas explanações, pois essa parte sobre Virtudes era a que estava com mais dificuldade pra entender. Tu conseguiu simplificar as coisas. Vamos agora nos esforçar um pouco nas interpretações e ideias para seguirmos dentro desses ideais.

Até breve.

Pele-de-Escama disse...

Gostaria de ter a opinião de vocês: voltando ao ponto em que sofri o atentado no Central Park, vocês concordam com minha atitude de ter deixado o punk se lascar em vez de tentar salvá-lo? Pra mim, agi corretamente, pois ele me atacou sem provocação e estava armado (ou seja, não era alguém indefeso, mesmo quando estava caído). E mesmo que eu não possa julgá-lo, agiu como um malfeitor E TENTOU ME MATAR!!! Minha Vengeance 4 deve prevalecer sobre o Valor 2.

Inté, mes ami.

Hugo Leonardo disse...

Pitacos da vez:
- Untouchable Opponent dura 1 cena inteira com 1 ponto de lenda. Então quem tiver, lembre sempre de renovar, porque o benefício é enorme e dura muito.
- Onslaught Attack, como mostrado na tabela da página 193, só diminui o DV em 1 ponto para cada [LEGEND] ataques. No meu caso, com lenda 4, posso sofrer 16 ataques e receber penalidade de apenas 4 no DV, zerados no momento do meu próximo ataque. Isso é diferente de Coordinated Assault, que é quando alguém comanda todos os outros lutadores, e a penalidade no DV aumenta.

Combo da vez:
- Minhas flechas especiais, com bônus pra Knockback, serão potencializadas com Storm Augmentation, que duplica qualquer knockback causado pelo ataque. Ótimo pra quem quer empurrar o gigante do fogo no lago, se ele estiver lá no Central Park, claro.

Avanço da vez:
- Vou bater um papinho com Raijin (Raiden) pra ele me dar mais um ponto de Aparência Épica (gastando 4 pontos de experiência) e, por consequência, escolhendo o Knack Serpent's Gaze.

Pele-de-Escama disse...

Hugo, seu destruidor de mundos, desse jeito Diogo dirá que a cada "tick" começam a cair do céu ou brotar do chão 1d10 thralls!!! Ahahahah!!!

Olha, pelas minhas observações como jogador, não como personagem, no "Centro" (como aparentemente os punks chamam a sua base) não encontraremos o "Esquentadinho" e sim seu tenente, o Creed. Dessa forma, penso que o evento de derrubar o Gigante num corpo d'água ocorrerá em outro local.

Acredito piamente que no próximo domingo teremos um de nossos melhores jogos. Por isso mesmo acho que se adiantássemos um "plano de combate" durante a semana, Diogo bolaria ótimas situações heroicas.

Até breve!

Anônimo disse...

Plano de combate...

Chegar furtivamente e encher o Creed de porrada antes que os punks notem a confusão?

Eu planejava minar as forças deles, só encarar o esquentadinho quando conseguisse algum tipo de vantagem sobre ele (roubar armas dele, eliminar os capangas, etc).

Infelizmente, acho que o combate só fica épico com uma combinação de criatividade dos jogadores com descrição detalhada do mestre, e não tô num momento criativo :)

Anão Picareta disse...

Buenas caros!

Bem algumas considerações sobre regras. Antes de mais nada eu AINDA VOU REVER as regras.

Sobre a will eu vou realmente ler novamnete, é a 1° coisa na minha lista de revisões.

Angelo, sobre o DVs existe um engano, a dex épica entra no calculo INICIAL e não no final, ou seja ela é divida por 2 por isso que ocorre a diminuição do DV.

Isso vale tanto para dodge como para parry.

Lucas tu está 95% certo com sigma de calculo. Na realidade um Scion pode a qualquer momento ir contra sua virtude PORÉM deve realizar uma jogada contra a mesma, e deve estar ciente que ao fazer isso está indo contra seu parente divino, o que caso ele faça muito pode gerar A NEGAÇÃO ao Deus parente perdendo os beneficios do mesmo.

Hugo, sobre o Onslaught Attack, eu dei mais uma olhada na net e vi que corrigiram o que eu tinha lido ou seja tu está certo. Em partes.
Sim a DV cai em 1 para cada atacante igual a lenda +1, mas isso conta como sua lenta fixa e não os pontos de lenda. Ou seja, seu calculo está correto contudo isso acontece com 4+1 ataques (lenda fixa de 4 +1).

Só lembrando que tudo que for discutido aqui eu irei fazer uma verificação no livro para ser o mais justo possivel (e claro para nivelar com vcs =P).

Por isso todas as dúvidas de regras que tiverem ou qualquer não coerencia que encontrem ou mesmo uma não concordância com outros jogadores, postem aqui para que eu tenha tempo de verificar no livro e determinar o que vai ser usado, afinal eu sou o mestre e tenho a ultima palavra \o/!!!

Vei Tiba disse...

Tenho uma ideia quanto ao gigante, estudando fis 3(bora nerd) a parte de campo magnetico percebi que nosso amigo japa pode mandar um ataque "trovão" dele em qualquer caixa de força do central parque que surgira o efeito eletromagnetico desejado,pois de acordo com o Hallidey temos o seguinte: um pulso Eletromagnetico pode ser gerado a partir de uma corrrente, como toda caixa de força tem indutor e gerador um raio é mais que suficiente para gerar tal campo, já que no livro relata que um raio caindo na terra sem acertar a rede eletrica gera um campo de ~ 7,5 KT logo potencializando-o com um indutor e gerador.Temos outra ideia inmcitar a policia a nos ajudar, já que um deles foi morto, há é que tão com medinho, medinho uma porra temos que faze-los cair na real, podia ter fred gruger na frente que eles iriam querer vingança.
abraços
PS: tinha outra ideia que falhou a memoria agora.:)

Anônimo disse...

What the porra is ele talking about?

Vei Tiba disse...

Duvida para diogoquando vou usar o Dodge dv e p pary dv?

Anônimo disse...

Dodge tu usa pra esquivar, Parry pra aparar com a arma ou com a mão.

Recomendo fortemente que você esquive, aparar com uma pistola não dá muito certo.

E acho que antes do God não dá pra aparar balas, pra minha tristeza :)

Anão Picareta disse...

"What the porra is ele talking about?"

KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

porra to rolando no chão de tanto rir!!!!

Anão Picareta disse...

Vou tentar levar um resumo traduzido do Scion até god que tenho. Ele tem essas dúvidas básicas e TODOS os knacks, boons, virtudes e épics atributes traduzidos dos tres livros.

T+

Vei Tiba disse...

Boas novas tem uma probabilidade de 75% de yo poder aparecere no domingo, capiche, att...

Pele-de-Escama disse...

Saudações cordiais, camaradas

Tô gostando de ver a participação de todos! Tibúrcio, espero mesmo que você possa comparecer, pois é grande a responsabilidade de cuidar do PC de outra pessoa, e na minha opinião está fora de cogitação te deixar novamente vendo site pornô. A cooperação direta de teu personagem nos eventos vindouros será vital, no meu ponto de vista.

Diogo, vou argumentar em minha defesa mas a decisão soberana é tua, naturalmente.

Pág 128, segundo parágrafo: "A Scion's Epic Dexterity also adds a like amount directly to his Defense Values."
Pág 193, segundo parágrafo: se a Epic Dexterity também fosse dividida por 2, seria incluída na fórmula para calcular o Dodge DV; e no final reforça-se a informação de que a Epic Dexterity incrementa o DV, não que ela entra no cálculo.

E quanto ao livro traduzido, putz, vai ajudar demais! Perderá um pouco do charme, mas melhorará muito a compreensão do jogo como um todo.

Lucas, a tua sugestão de minar as forças vem ao encontro do que Hugo e eu havíamos imaginado: reduzirmos os "minions" e sabotamos suas operações (tráfico de "drogas"). Essas ações, com um pouco de sorte, poderão ser consideradas como provocações para que Creed e o Esquentadinho apareçam pessoalmente para tentar nos impedir. Além de estarmos reduzindo a criminalidade, de certa forma.

Fica valendo ainda a ideia de atrairmos os punks para distante da base, invadirmos e tentarmos localizar o Creed. Mas acho muito mais complicado obter sucesso.

Tibúrcio, quanto a destruir a caixa de força, sinceramente, eu acho que apenas um personagem com no mínimo Science 3 poderia ter essa ideia. Perceba que tua explicação científica foi obtida de um livro relativamente restrito (a estudantes, engenheiros e afins). Ou tu acha mesmo que uma pessoa normal fica lendo um livro de Física 3 como passatempo? Ahahah!!!

E sobre instigar a força policial a reagir contra os bandidos, acho uma ótima ideia, mas não seria fácil para nós que temos "retrato falado". Para compensar isso, poderíamos minar as forças do Esquentadinho aos poucos e como resultado de nossos feitos heroicos (ainda que disfarçados) a polícia perceberia que os bandidos não são tão terríveis assim que não possam ser combatidos por eles. Concorda comigo?

En Taro Adun!

Anônimo disse...

Rapaz, eu acho que a gente só precisa tirar os punks da base por tempo suficiente pra aleijar o Creed :P

Provocar algo pro Creed e pro esquentadinho aparecerem DE UMA VEZ não é algo que eu recomendo. Pelo menos não até eu atingir lenda 6 ou 7.

Meu plano ainda é apagar a luz no central park, botar umas bombas em locais afastados do parque pra distrair os punks e atacar o creed com tudo. Depois que eu tiver uma noção dos poderes e habilidades dele aí bolo algo mais elaborado. :)

Pele-de-Escama disse...

Saudações cordiais, camaradas.

Apesar de arriscado, Lucas, é um bom plano este teu e a linha de ação mais rápida até nosso objetivo primário (Creed). Mas eu gostaria que nosso grupo, preferencialmente, começasse a próxima sessão seguindo aquilo que a maioria decidisse e depois realizaríamos as outras opções.

Até breve.

Follow the New World Order

Follow the New World Order
Follow the New World Order