segunda-feira, 12 de abril de 2010

A Historia de Balle

Contarei um pouco de historinha para entender melhor a novela dos Yantha que é a mitologia nórdica. EL era o pai de todos os daimons e tinha uma esposa, Astarote. Dentre todos os filhos ele nomeia Yammu para ficar em seu lugar. Baal, como queria o trono, fica furioso e derrota Yammu. Outros dois irmãos de Yammu, vendo essa situação, se voltam contra Baal; eram eles Naharu (o rio) e Motu (a morte). Baal é derrotado por Motu e enviado para as profundezas.

É aí que entra a irmã e amante de Baal, Anat, que o traz de volta da morte. Baale volta, manda Motu pra as profundezas e aniquila o próprio pai, EL, tomando assim não só o seu trono, como também a sua esposa, Astarote. Assim, EL cai no esquecimento e Baale se torna o daimons principal da mitologia. Gostaram da historinha?

Pois bem, toda essa história foi criada pelos Yantha apenas para explicar porque o daimons local deles (EL) foi substituído por Hadade, que passou a ser chamado de Baale. Pelos habitantes da casa da Desolação ser totalmente dependentes da chuva para suas plantações, foi muito conveniente tomar para si o deus das tormentas do povo Yantha. Sim, Baale era deus das tormentas. Nada mais conveniente para um povo que vivia da agricultura. Para eles a chuva era o sêmen de Baal caindo sobre a terra, tornando-a fértil, como um homem torna fértil uma mulher com o seu sêmen.

Para os Yantha, Baale era o senhor do tempo. Ele era adorado principalmente nos montes, ou lugares altos. Mas podia também ser adorado em qualquer lugar que tivesse um Astarote (um pedaço de tronco fincado na terra, igual a um tótem). Isso porque a esposa de Baale, Astarote, era simbolizada por qualquer tipo de pedaço de árvore ou planta.

Com a idéia do sêmen de Baale caindo sobre a terra em forma de chuva, os cultos a Baale centravam-se na atividade sexual, podendo ser chamado como a danação. A religião Yantha era basiada na danação, sacrifícios e atos ediondos em prol de sua dinvindade. Isso é visto no livro de Völuspá. A sua esposa não era simplesmente uma prostitua, era uma sacerdotisa de Baale.

FIM

11 comentários:

Anão Picareta disse...

Para quem interessar:
Resolvi criar vegonha na cara e vou dar uma lida no MB personagens e campnahas de GURPS 4e e pretendo mestrar uma aventura curta (coisa de 3 a 4 sessões NO MÁXIMO). Pretendo usar GURPS Fantasy como base de cenário/ambientação.
Tb estou fazendo uplload no meu 4shared de material de GURPS 4e (que já era para ter feito isso a 1 ano atrás). Mas só devo terminar lá p/ fim de semana.

Abraços a todos!

PS: tava pensando, já que estam falando que meu PC de Scion está apelativo, acho que amanha farei um REALMENTE apelativo com muito poucas fraquezas usando só as regras de Tiburcio. Garanto que apartir daí não acharam meu PC apelão... heheheh

Anão Picareta disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anão Picareta disse...

PS: tiba ficou bem legala ahist´ria, só uma parte que ficou com um buraco daí mfui na net procura o original e entendi. TRu poderia complementar o finalzinho da parte onde fala"...não ra paenas sua esposa mas tb sacerdotiza..."

Pele-de-Escama disse...

Grande história! Desses tantos detalhes que só posso desejar que ela esteja por trás de algo muito importante nos bastidores da campanha. Além disso a forma como escrevesses me fez ter a sensação de estar sentado diante do Yantha ouvindo este conto infernal, o que acho ótimo, pois me mostra que estou conseguindo imergir no personagem.

Imprimirei logo que possível esta postagem.

Apenas para não ficar nenhuma dúvida: Baal e Baale são a mesma entidade não é? Assim, Baal (ou Baale) chamava-se Hadade, certo?

Pele-de-Escama disse...

Diogo, sinceramente, estou muito ansioso e curioso para ver este personagem apelão a que você se referiu. Gostaria de saber se é o tal que seria similar ao Zangief. Poste-o assim que possível, por favor.

Pele-de-Escama disse...

Diogo, tentei mas não descobri como ter acesso ao 4shared com material de GURPS. Quando puderes peço que escrevas o endereço virtual. Valeu.

Anão Picareta disse...

Angelo,

O PC tá pronto já. Tem duas versões, uma mais fraca no inicio (mas que fica muito mais poderosa com evolução) e uma outra mais forte de inicio e mais "fraca" na evolução (do PC tipo Zangief que não são limitados só ao HERO).
O que segue as regras de tiba tb está pronto. Só para teres uma ideia ele pode causar 13d10+4 (fora sucessos de ataque) agravado a cada 4 ticks rolando 10d10+4 p/ acertar...

Tô bem ocupado agora (fazem uns 30 min que tento escrever esse coment), assim que der eu posto!

Sobre GURPS tenta: gurps4e.4shared.com

Pele-de-Escama disse...

Não imaginava que irias disponibilizar tanto material de GURPS 4º edição. Espero que esteja tão rico quanto antes e com melhor jogabilidade (embora não ache que precisava mudar o sistema anterior, isso provavelmente foi feito).

Quais os livros que devemos consultar além do Fantasy? Qual o nome do novo Módulo Básico (não reconheci na lista)? Aguardarei as respostas antes de baixá-los.

Anão Picareta disse...

precisa apenas do Basic Set: Characters, o resto é meu! :P

Pele-de-Escama disse...

Quando dizes que são teus queres dizer que não devemos consultá-los?

Ainda sobre o personagem apelão que pretendes postar, continuo ansioso por vê-lo pois tenho uma opinião sobre isso. Aguardarei a postagem para não comprometer teu processo criativo e também para não ser mal interpretado novamente.

Anão Picareta disse...

Não na realidade foi uma brincadeira.

Se quiserem baixar e ler fiquem a vontade, apenas só não os utilizarei. Pretendo usar apenas MSCcharcters e Fantasy. Porem estou na duvida entre personagens prontos ou não.

Sobre o PC vou tentar postar agora.

Follow the New World Order

Follow the New World Order
Follow the New World Order