segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Corram Para as Montanhas

Tocou a primeira trombeta do Apocalipse: anunciada a 5ª edição de D&D.

Preparem-se para uma nova Guerra das Edições. Eu particularmente vou catar meu balde de pipoca, sentar numa poltrona confortável e me divertir vendo os fanboys da 3E, 3.5, 4E e Essencials (com participações especiais dos de AD&D e Pathfinder) se xingarem até a morte.

Editado por Tonho - Link para a notícia completa: http://jovemnerd.ig.com.br/jovem-nerd-news/rpg/wizards-of-the-coast-anuncia-oficialmente-a-5%C2%AA-edicao-de-dungeons-dragons/

12 comentários:

Saber disse...

A prova infindavel que o 4E ficou ruim!

Anônimo disse...

A WOtC me perdeu. Não compro mais nenhuma edição de D&D, só pego na locadora do Paulo Coelho.

A Devir está a caminho de me perder, depois de fazer o GURPS nacional preto e branco. Muito em breve só vou jogar RPG Online.

Saber disse...

Preto e Branco não é ruim... Ruim mesmo é imaginar que mesmo o preço que seria se fosse colorido... De 61,50 passaria pra uns 120-130 reais.

Renato Recife disse...

A 4E não ficou ruim, a Wizards (ou talvez a Hasbro) que não soube administrar.

Eu sei que não vou comprar, consegui vender minha coleção de 4E e fiz um minicoleção de Pathfinder (Core, Bestiary, Screen e Setting). Agora só vou comprar RPGs mais exóticos ou com temáticas bem específicas.

Anônimo disse...

Cara, a 4E devia ser rebatizada como World of Warcraft para Caneta e Papel.

Assim, pega mal pra o time de desenvolvimento copiar e colar a mecânica de um videogame para o RPG. Mas isso tem cara de decisão executiva, não xingo a equipe de desenvolvimento.

O jogo dá um excelente revival de Chainmail, mas é isso. Não dá pra usar cenários mais elaborados, pois as regras vão ter de ser adaptadas e a 4E foi criada com o intuito de complicar qualquer adaptação. O cara do artigo até fala desse travamento do jogo.

E algumas das novidades nunca foram devidamente explicadas, 90% dos mestres fazem skill challenges completamente toscos (se eu estiver jogando e alguém falar em usar a perícia História em um skill challenge, eu me retiro antes de ter dano cerebral).

Anão Picareta disse...

Putz OUTRA versão?!?! a WotC tá MUITO mercenária!!!!

Eu até que achei interessante a ideia da 4E, mas sei lá faltava alguma coisa. Era divertido, mas acho que por ser muito travado, enfim sei lá, é meio como ADnD tinha mágica, um de fatastico que as outras edições não conseguiriam na minha opinião.

PS: postei um comentário na post anterior.

Renato Recife disse...

Cara, a 3.0 saiu em 2000, a 3.5 em 2003, a 4E em 2008, então a 5E saindo em 2012/2013 tá no padrão.

Anônimo disse...

Quarta edição tinha mágica como AD&D? Diogo, você tá bêbado de novo, vou contar pra sua mulher.

Renato, a primeira edição do AD&D ficou em voga entre 1979 e 1989, a segunda entre 1989 e 2000! As 3.X são ainda, com algum esforço, compatíveis entre si e com o AD&D - dá pra reaproveitar personagens e aventuras, dando um upgrade nos dois. Então é uma edição de 2000 até 2008, ainda com compatibilidade com as anteriores. A 4E quebrou quase totalmente com os paradigmas anteriores e durou só 4 anos.

Os caras de fato estão querendo levar no toque de RPG de videogame - uma nova versão por ano. RPG de papel e caneta não funciona assim, em um ano de jogo tu se familiariza com as regras e com o cenário pra começar a aproveitar a coisa.

Anão Picareta disse...

Opa, Lucas desculpe, meu comentário ficou mal escrito. Quis dizer exatamento o contrário: falta a 4e a "mágica" do ADnD

Bem a 3.x é assim chamada por ser a mesma versão com alterações e aperfeiçoamento da versão X.0 p/ X.5(seguindo as regras de numeração de softwares como exemplo). Aprova disso é que praticamente tudo da 3.5 pode ser usado na 3.0 e ambas seguem a mesma linha.

Nesse sentido concordo com Lucas que a 3.X foi uma edição de 8 anos.

Mas eu acho que a WOtC foi continuar fazendo isso: cairam as vendas, cria uma nova edição. Não acho isso legal.

Bem, estou trabalhando nas adaptações no momento espero ainda hj a noite postar os tampletes e as regras que irei usar.

T+

Renato Recife disse...

O problema não é a Wizards, mas sim a Hasbro.

Eles provavelmente devem ter metas de venda absurdas para bater, que provavelmente conseguem com Magic, mas não com D&D.

Eu sou putinha mesmo e vou jogar essa noa edição, mas não pretendo comprá-la, pelo menos não logo no começo.

Se, e somente se, eu gostar, talvez compre o Livro do Jogador e um ou outro suplemento que interesse para o tipo de personagem que eu gostar de jogar. Mas livro de monstro, mestre e cenário não vou chegar nem perto.

Anônimo disse...

Se houver gameday em Recife com certeza jogarei, mas a não ser que eu ganhe na mega sena e compre a livraria cultura, não comprarei os livros.

Ah, e esse fim de semana estou fazendo concurso, então só poderei chegar lá pras 14:30.

Anão Picareta disse...

"Eu sou putinha mesmo e vou jogar essa noa edição" KKKKKKKKKKKKKKKKKKKK tu é ótimo renato!!!!

Bem eu tb pretendo jogar e conhecer. Comprar, praticamente impossivel.

"O problema não é a Wizards, mas sim a Hasbro"

É bem possível mesmo cara.

Lucas sem problemas, só peço então que se possivel me mande tuas alterações E duvidas na ficha no max até a 6º para que eu possa alterar e tu verificar antes da aventura.

Follow the New World Order

Follow the New World Order
Follow the New World Order