quarta-feira, 22 de julho de 2009

Confirmado Scion para domingo 26/7

Buenas amigos!

Está confirmada a minha presença para mestrar Scion nesse domingo, conto com a presença de todos lá!


Bem, como estamos em processo de migração para jogar o mais dentro das regras quanto possível eu andei dando uma navegada na net e relendo algumas coisas do Hero e resolvi colocar por aqui um resumo das duvidas que já tirei em outros tópicos e esclarecer algumas outras que imagino que possam surgir. Já aviso que este tópico deve ficar grande, mas que será de grnade valia para todos.

Vamos lá, resumo do que já foi postado:


ponto mais discutido: Willpower. Dei uma lida e realmente voces estavam certos. Darei pontos de Will para os que seguirem a natureza conforme descrito no livro.

2° sobre os DVs: O livro deixa uma certa ambiguidade, mas tirando a duvida na net a DEX EPIC é realmente adicionada APÓS o calculo dos DVs.

3° Sobre as virtudes: é importante avisar que é o guia PRINCIPAL do Scion. Eu já havia dito isso, mas venho reforçar. Como voces estão querendo jogar o mais dentro das regras possivel, eu venho avisar o seguinte:

A qualquer momento um Scion (que tenha ao menos 1 pnt de will temporario) pode ir contra sua virtude, seja por parada de dados ou gastando um ponto de will. O que acontece é que em Scion voce pode tanto ganhar lenda como PERDER lenda. Ir contra uma virtude um numero de vezes igual a virtude +1 gera "A PERDA" daquela virtude e a PERDA de 1 PONTO DE LENDA PERMANENTE (que pode ser re-adquirido com pontos de bonus). Então estejam cientes disso pois vou cobrar.

4° Sobre o Onslaught Attack (quando voce é atacado por lenda permanente+1 oponentes): quando um Scion está sujeito a essa penalidade ele recebe -1 cumulativo POR CADA ATACANTE envolvido. Em Scion o n° máx de atacantes simultaneos é 5. Percebam que isso ocorre pelo simples fato do Scion ter varios oponentes o cercando e não atacando ao mesmo tempo. Caso alem de cercado receba ataques simultaneos ele recebe uma penalidade adcional de 2. Como exemplo, imaginem que um Scion com um DV de 10 está cercado e recebendo os 5 ataques ao mesmo tempo, ele terá um DV vs TODOS os ataques de 3 (-5 devido aos atacantes + -2 devido aos ataques simultaneos).
PS: Lembro que o DV utilizado deve ser anunciado ANTES de sofrer o ataque.

5° Sobre a evolução: Li a errata do Hero e tenho uma noticia bem ruim para voces: os Knacks NÃO VEM "de bonus" ao adquirir um atributo épico, ele deve ser comprado a parte. Ou seja, alem de comprar os Atributos Épicos com pnts de bonus, também tem que comprar os Knacks para os mesmos. Porem isso pode ser negociado: mantemos a estrutura dos DVs que eu libero os Knacks juntos com o Atributo Épico.

Boons:
All-Purpose: adquirir 3 dots NÃO DÁ DIREITO aos anteriores. Isso só acontece com os especificos. Então para ter o 1º, 2º e 3º nivel é necessário gastar 6 dots durante a criação. E eles precisam de reliquias para serem canalizados.

Panteão Especific Purview: são gradativos. Com 3 dots, automaticamente voce tem o nivel 2 e o nivel 1. Não precisam de reliquias.

Especial Purviews: são gradativos. Com 3 dots, automaticamente voce tem o nivel 2 e o nivel 1. Precisam de reliquias.

Reliquias: cada dot em reliquias permite que possa ser canalizado um Purview pela reliquia (all purpose e especiais). Veja bem o que isso quer dizer: Se voce tem 1 dot em reliquia e tem Death 1 voce com esse unico ponto em reliquia pode canalizar death em qualquer nivel, mas APENAS Death! Se voce quiser tem um Boon de Sun por exemplo é necessário acrescentar mais um nivel em reliquia.

Aqui vale uma ressalva que vi na net. Pelo menos para Hero (que foi onde consegui a informação) NÃO É PERMITIDA a nenhuma reliquia permitir dano agravado a não ser que seja por ataque e que esse consuma uma determinada quantidade de lenda (geralmente 3 pontos). Vou verificar isso para os outros niveis de poder, mas pela forma que foi discutida a questão acredito que isso valha para qualquer nivel de poder.

Ainda sobre reliquias, vou dar uma lida com calma no Companion (estuda-lo na realidade) e se for o caso vou utilizar as regras de criação de reliquias do mesmo. Acredito que isso facilitará muito tendo em vista ser bem "mecânica" a criação da reliquia po esse livro.

Assim que eu tiver um posicionamento das regras e condutas para criação de reliquias, postaria por aqui para facilitar.

Dano de queda: Metade da altura da queda em dano AUTOMATICO (contusão). É possivel fazer um teste de DEX+ATHL e o numero de sucesso reduzir o dano.

Lembro que chegar ao box Incapacidado com dano de Bashing voce não está morrendo, está apenas nocauteado e EU PERMITO que com um teste de STM+FORT possa continuar de pé um numero de ações igual ao numero de sucessos.

No mais vou ficando por aqui.

Abraços.

Anão.

RESPOSTAS ADQUIRIDAS NA NET:

- Alguma errata ou fórum comentando sobre os erros na informação dos deuses rivais que há na descrição de cada deus?
Não
Aqui é o seguinte: existe no hero nas descrições dos deuses deuses que são riveis para uns e não são para o outro. P.ex. em Hermes, aparece que ele é rival de Huitiloptloz***, só que em Huitiloptloz*** não diz que ele é rival de Hermes. Como fica isso?
Simples, não é pq fulano é rival de meu irmão que ele não pode ser neutro comigo e namorar minha irmã, entendeu!
- É mesmo impossível possuir mais de 3 knacks por atributo épico em Hero? Se for assim, teremos mais uma preocupação na hora de criar os personagens, evitando escolher os knacks cujas utilidades fiquem restritas a ocasiões muito específicas.
Na realidade um pc com 1 dot em força épica pode ter todos os knacks deste atributo, simples assim. Porém na criação de um pc se ganha 1 knack por dot de atributo épico
Aqui é por que para ter um Knack é nmecessário ter um épico, Então se voce só pode ter 3 de atributo épico só pode ter 3 knacks vinculados aquele atributo.
Vide resposta acima
- Possuir 1 dot num atributo épico é suficiente para comprarmos os 2º e 3º knacks ou isso só poderá ser feito com o aumento para o 2º e 3º dots desse atributo épico?
Sim, é claro!

Em resumo:

Sim Hermer é rival de
Huitolopotzli , mas Huitolopotzli não é rival de Hermes.

1 ponto de atributo épico permite quantos knacks puder comprar (só ganha na criação do PC)*
*esse ainda estou discutindo a respeito essa á uma posição inicial.

Por fim reliquias: farei o seguinte usarei a regra AO PÉ DA LETRA!!!!

Ou seja em relação a dano agravado é por ATAQUE ao custo de lenda, will ou dano letal. Os custos vão variar conforme a solicitação.

É possivel que uma lenda possa canalizar um grupo de armas mas a reliquia deveria ter algo a ver com a história do panteão ou com alguma ligação com o panteão (ou seja um BOM BACKGROUND e nós conversa).

Qualquer dúvida discutimos na sessão!!!

14 comentários:

Hugo Leonardo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

Eu não quero mais saber de regras, quero matar Titãs!

Domingo tô lá.

PS.: Olhando direito, essa regra de dano por queda é brutal. Muito mais dano que em qualquer outro sistema. Bisonho.

Hugo Leonardo disse...

Só pra evitar ambiguidades: os boons específicos e os especiais precisam ter os níveis menores para comprar um nível maior. Ou seja, o nível 1 é pré-requisito para o 2, e os 2 níveis são pré-requisitos para o 3

Pele-de-Escama disse...

Saudações cordiais, camaradas.

Domingo comparecerei ao Paço, antes das 13h.

Boa coletânea de dúvidas sanadas, ótimo para consultas rápidas. Pena não terem aparecido as respostas para as seguintes:

- Alguma errata ou fórum comentando sobre os erros na informação dos deuses rivais que há na descrição de cada deus?

- É mesmo impossível possuir mais de 3 knacks por atributo épico em Hero? Se for assim, teremos mais uma preocupação na hora de criar os personagens, evitando escolher os knacks cujas utilidades fiquem restritas a ocasiões muito específicas.

- Possuir 1 dot num atributo épico é suficiente para comprarmos os 2º e 3º knacks ou isso só poderá ser feito com o aumento para o 2º e 3º dots desse atributo épico?

En Taro Adun!

Robert disse...

Bem lembrado Escamoso!!! pois se for assim é melhor só ter um atributo epico.Diogo então minha reliquia fica em aberto para decidirmos no domingo.
estarie lá abraços a todos.

Pele-de-Escama disse...

Huummmm, tô mesmo lascado em interpretação de texto. O que significa uma resposta "sim, é claro!" para uma pergunta com duas hipóteses antagônicas? E por "vide resposta acima" entendi que não há a limitação de 3 knacks por atributo épico.

Então, Diogo, de acordo com tua decisão inicial, se eu construísse um personagem novo estaria correto eu fazer o seguinte:

Com 1 dos 10 pontos de boon/ epic attribute iniciais eu compro 1 dot de força épica, ganhando automaticamente um knack de força. Em seguida, utilizando 12 pontos de bônus, posso comprar os outros 4 knacks de força.

Quanto a rivalidade entre os deuses, não fiquei convencido com o exemplo. Certo, o Scion de Odin é neutro em relação ao de Hermes e consegue me ignorar, mas e quanto ao de Hermes, consegue ignorar o de Odin? Percebo que há diferença entre rivalidade e inimizade, mas não deve ser tão simples quanto se disse.

Por hora não preciso me preocupar com Relíquias, então vou tentar aprender com vocês para quando chegar a Demigod, quem sabe, adquirir uma legal.

Anão Picareta disse...

Em relação a reliquias, não sei se uso o sistema de GURPS ou o de storyteller mesmo...

Tipo conseguiu adquirir no decorrer do jogo com suor e roleplay sai de graça,

Se não gasta ponto de experiencia...

ô dúvida...

Anônimo disse...

Pele-de-Escama, depois te mostro os combos usando Lightning Sprinter+Psychopomp 5. Acho que você devia pegar uma relíquia para acessar Psychopomp e talvez, apenas talvez, Sky.

Quantos aos knacks e atributos épicos, tenho quase certeza que NA CRIAÇÃO do personagem, só pode ter um knack por ponto de atributo épico. Porém, todavia e entretanto, NA EVOLUÇÃO usando pontos de experiência, o Scion pode ter quantos knacks quiser desde que tenha pelo menos um ponto no atributo épico correspondente.

E Diogo, eu ia sugerir o mecanismo do livro mesmo - Relíquia é conquistada :)

Os personagens das histórias oficiais conseguem relíquias "extras" roubando/emprestando (no nível Hero), conquistando (no Demigod, um pena de Fênix adulta dá acesso à Sky, Fire, Sun, Health e o cacete) ou construindo (no God).

PS.: Domingo tô lá de 12 horas!

Hugo Leonardo disse...

A gente devia ter lido mais o livro antes das fichas... Agora descobri que os atributos épicos podem ser comprados livremente, sem qualquer influência do deus do Scion.
Por exemplo: Mamoru Ichijo, como Scion de Raiden, não seria obrigado a ter apenas destreza e aparência épicas, podendo gastar com qualquer outra coisa.
Os poderes associados ao deus apenas reduzem o custo de aquisição com pontos de bônus ou experiência.
Tanto é que, dos exemplos do Hero, apenas Eric Donner não tem atributos épicos que não estejam relacionados com o deus, e todos tem dots de epics demais para serem comprados com pontos de bônus. O exemplo mais gritante é o do Scion de Hórus, que tem como favorecido apenas forca épica, mas tem só de épicos stamina 1, perception 2 e wits 2, além da força 1. Isso custaria 25 pontos de bônus, impossível pra um personagem inicial.
Mas não tem problema nenhum, só pra a gente lembrar numa próxima vez que fizer ficha.

Abraços!

Renato Recife disse...

Devido à essa zona de regras, dá pra refazer a ficha?

Acho que meus purviews tão totalmente errados e se os atributos épicos e knacks não são obrigatoriamente os do pai eu vou querer mudar eles também.

Anão Picareta disse...

vAmos fazer o segunte:

No domingo quem puder chegar cedo chegue pois vou conversar com o grupo e CASO a maioria resolva mudar o PC não tem problemas, damos um jeito.

(PS: a ultima pessoa que pensei que ia querer mudar o PC era tu - renato e o angelo)...

Hugo Leonardo disse...

Quanto aos purviews, o que o Hero diz é que não tem nenhuma regra restringindo o uso dos all-purpose e special, mas comprar um purview que não é do seu deus requer uma boa história e autorização do narrador. No caso dos Pantheon-specific purviews, como o próprio nome diz, não pode ser comprado por scions de outro panteão.

Pele-de-Escama disse...

OPA, PERAÊ, MERMÃO!!! QUEM DISSE QUE PRETENDO MUDAR/ REFAZER A FICHA DE ZERO???

O que descrevi acima foi apenas para servir de exemplo para confirmar ou não se eu tinha entendido a tua "decisão inicial" (que por sinal, tu não disse se entendi corretamente).

E quanto a alteração que fiz na ficha no último domingo foi SÓ E SOMENTE SÓ porque eu queria comprar meu 4º knack de destreza mas você disse que o limite era de 3 knacks. Então pedi para trocar Monkey Climber por Cat's Grace, pois acho que há mais oportunidades de usá-la que Monkey Climber.

Minhas opiniões:

Essas foram apenas as primeiras fichas criadas por nós, é natural que tenhamos cometido erros ou não "combado" adequadamente os personagens. Talvez eu seja o único totalmente satisfeito com minha ficha porque eu a construi com um background previamente pensado, não objetivando combate, interações sociais e façanhas mentais. Quero apenas ser um ótimo velocista, agindo como um apoio aos personagens de vocês em suas habilidades.

Com a autorização de Diogo, para quem estiver realmente insatisfeito não seria mais interessante em vez de alterar as fichas concluir este arco com os personagens e aposentá-los? Ou seja, ao começarmos o novo arco, os insatisfeitos poderiam criar novos personagens, que poderiam ter características praticamente idênticas as atuais.

É apenas uma ideia, não precisa ser acatada.

Anão Picareta disse...

Ah desculpa esqueci de responder... sim estaria correto sim. Pelo menos a principio. Em relação aos Knacks esperem mais um pocuo para que eu possa ter uma informação mais precisa pf...

Follow the New World Order

Follow the New World Order
Follow the New World Order