terça-feira, 7 de junho de 2011

Scion: Regras particulares da campanha de Pele-de-Escama

Saudações cordiais, camaradas.

Exporei algumas regras particulares que desenvolvi para Scion que seriam utilizadas se algum dia narrasse o jogo. Inspirado nas campanhas que participei como jogador e visando tornar as coisas mais equilibradas e coerentes, sob meu ponto de vista, adaptei erros e acatei acertos. Aquilo que escreverei permitirá que vocês opinem e avaliem se seria divertido participar de uma campanha sob essas regras e, quem sabe, adotar algumas em suas próprias narrativas.

-x-

1. Todos os personagens começam com Lenda 2.

- Os personagens aumentarão automaticamente  sua Lenda permanente em 1, sem gasto de XP, em média a cada 8 sessões que o jogador participar presencialmente. O objetivo é prestigiar os jogadores assíduos. O personagem do jogador faltoso precisará de 1 dia extra de jogo para cada sessão ausente para ascender;

- Os jogadores poderão optar por aumentar sua Lenda permanente dispendendo XP, seguindo as regras originais, mas terão como ônus o compromisso de evoluir apenas por este método. Jogadores que optarem por isso terão o direito de ascender a Demigod e God quando desejarem, mas a consciência de cada um deverá ser seu guia ao tomar esta decisão, pois como apenas eles estarão se divertindo com seus poderes muito superiores, os outros jogadores poderão ficar frustrados e decidir não mais continuar a campanha.

2. Todos os personagens devem ter um Destino.

- Os jogadores devem definir qual o Destino do seu personagem se ele chegar a se tornar God. Isso deve ser feito antes do personagem conquistar Lenda 3. Baseado na escolha do Destino de seus personagens, os jogadores poderão escolher o que denominei "Poderes Únicos" quando alcançarem os estágios de Lenda 3, 6, 9 e 12. Esses Poderes Únicos são aspectos particulares de cada Scion relacionados ao caminho traçado pelo Destino em sua ascensão para Gods.

# Lenda 3: Um aspecto menor, que se manisfesta em situações bem específicas;
# Lenda 6: Um aspecto relevante, capaz de trazer reputação ao personagem e indicar seu Destino. Um poder capaz de trazer temor (ou esperança!) a conhecedores do Oculto que o encontrem;
# Lenda 9: Um aspecto que prova que o personagem é um deus, ou alguém favorecido pelo Destino, pois quase nenhuma entidade com poder inferior poderia possuir essa característica;
# Lenda 12: Um aspecto verdadeiramente único, de maneira tal que o Deus seja, talvez, a única entidade no universo capaz de executar o feito.

- O jogador tem o direito de não definir o Destino do personagem até o prazo supracitado. Se optar por isso, contudo, seu personagem não será agraciado com a característica "Poderes Únicos" descrita acima.

3. Boons.

- No ato da criação dos personagens, a compra de Boons de níveis 2 e 3 custam 1 ponto, desde que comprados em ordem. Ou seja, se o personagem possuir Lenda 4 e quiser comprar War 1, 2 e 3, isso custará apenas 3 pontos dos 10 que são ofertados para aquisição de Boons e Epic Attributes.

4. Stunts.
 
- Stunts não contam mais como dados adicionais, e sim como sucessos automáticos ou efeitos especiais a serem descritos na ocasião;
- Lenda e Força de Vontade não são recuperados automaticamente quando os personagens obtém Stunts. Isso ocorrerá apenas se forem bem sucedidos naquilo que se propuserem a realizar.

5. Abilities e Incremento futuro das Abilities (com gasto de XP)

- Personagens com idade entre 16 e 24 anos poderão ter no máximo 1 Abilitie com mais de 3 dots (e ainda assim restrito a 4 dots), mesmo as favorecidas pelo Parente Divino;
- Personagens com idade entre 25 e 30 anos poderão ter no máximo 2 Abilities com 4 dots e 1 Abilitie com 5 dots, mesmo as favorecidas pelo Parente Divino. Adicionalmente, as três Abilities devem ser interelacionadas (Ex: Athletics 5, Brawl 4, Thrown 4; Presence 5, Command 4, Politics 4);
- Incrementar as Abilities com XP demandará tempo e treinamento, exigindo a busca por um instrutor e treino regular. Essas etapas deverão ser trabalhadas dentro de jogo;
- Restrição válida para todos os personagens: nenhum deles poderá ter mais de 1 dot na Abilitie Occult.


En Taro Adun!

12 comentários:

Robert disse...

Gostei pacas, fiquei mais mepolgado para jogar, gostaria de saber se vc se incomodaria de definir o parente divino de pj em jogo.
ex: daria o panteão e de acordo com o historico vc definir o Deus.
abraços

Pele-de-Escama disse...

Valeu, meu chapa. Não acho sábio tomar esta decisão tão importante pelos jogadores, não numa campanha. Além disso, o histórico dos personagens deve ser curto e descrevendo sua rotina como mortal, sem qualquer conhecimento vívido do sobrenatural.

Além disso, reafirmo que as histórias que desenvolvo se baseiam nas características que os personagens possuem. Quero que suas escolhas sejam valorizadas.

Anônimo disse...

Pele-de-Escama, por estou dentro.

Deixa eu ver se entendi a parte da lenda... Na criação de personagem, compramos lenda normalmente.

Durante o jogo, para evoluir lenda, será um ponto a cada 8 sessões para favorecer jogadores assíduos.

Por mim está ok.

Destino: Deus da Necromancia.

Anônimo disse...

PS.: Começa já esse sábado?

Pele-de-Escama disse...

Lucas, não há previsão para o início de minha narração, mas será em breve. Provavelmente já terás condições mais favoráveis ao teu comparecimento (já que há algumas semanas tu disseste que não poderia aparecer pelos próximos 3 sábados).

Quanto a Lenda, vamos ver se explico melhor.

Se você optar por teu personagem começar a campanha com Lenda permanente 2, em média a cada 8 sessões ele aumentará esta Lenda em 1 (ou seja, ascenderá a Lenda 3) gratuitamente, sem gasto de XP.

Se você optar por teu personagem começar com Lenda permanente diferente de 2, ele só poderá aumentar a Lenda gastando XP.

Ficou mais claro agora?

Pele-de-Escama disse...

Ótimo, amigo, Deus da Necromancia. Agora você deve descrever os parâmetros em que se concentrarão teus esforços para cumprir teu Destino. Você poderá se inspirar nas postagens que fiz de Zero e Doc Black, onde descrevi suas ambições.

Ou seja, descreva quais os Boons, Epic Attributes, Abilities, etc que serão priorizados durante o crescimento do personagem na campanha.

Anão Picareta disse...

Bem eu não sei se dá p/ fazer isso, mas minha perspectiva seria algo como deusa da Luz e Escuridão (representação da roda do Caos - criação e destruição como Texcatlipoca). Não chega a ser o caos necessáriamente, mas hj admito que tou MUITO RUIM de raciocinio p/ definir ou explicar meu ponto

Anônimo disse...

Ângelo, dúvida: Qual a regra para virtudes?

Nas campanhas que jogamos até agora, as vitudes eram fixas - o PC só podia ter as virtudes do panteão.

A regra oficial diz que são duas virtudes do panteão, e duas à escolha.

Os Loa tem como virtudes Harmony, Order, Piety (essa Piedade só vale com relação à outros fiéis, ou seja, outros seguidores do mesmo panteão) e Vengeance.

Eu não vejo um scion do Barão Samedi como tendo ao mesmo tempo Harmony e Order, ele ficaria certinho demais. Se estiver ok contigo, troco Order por Conviction.

Prioridades do meu personagem em termos de Virtudes:
1 - Conviction
2 - Harmony
3 - Vengeance
4 - Piety

Anão Picareta disse...

Na realidade a regra diz que PODE-SE alterar as virtudes, mas caso isso seja feito elas (as virtudes modificadas) não servem para recuperação de Will.
Mas não sei como angelo vai proceder em relação a isso.

Anão Picareta disse...

Angelo, queria saber se tu permite:

Minha personagem vai usar como uma de suas reliquias uma beretta portatil (curtas), de preferencia uma das que foram feitas para a 2º guerra e de baquelite (um tipo de plastico). Um link interessante sobre essa pistola:
http://www.luftwaffe39-45.historia.nom.br/militaria/beretta34.htm
No caso tu determina o calibre (e se haverá alteração nas estatisticas da arma em relação ao que consta no Hero).
Permitindo, o certo é que ela terá -1 na speed.
Alem disso uma foto para representar minha personagem:
http://pixhost.info/avaxhome/2007-07-19/AnaClaudiaTalanconPPhotos.jpg
acho que condiz com aparencia 3 + epic 1

Pele-de-Escama disse...

Lucas, não me lembro de ter lido em nenhum parte dos livros ("regras oficiais") que são duas Virtudes do Panteão e duas a escolha do jogador. O conhecimento que tenho é idêntico ao descrito por Diogo.

De qualquer forma, se você considera relevante esta modificação para compor o personagem, ela está aceita.

Espero criar boas oportunidades de interpretação para você.

Pele-de-Escama disse...

Diogo, gostaria que teu exemplo de fornecer links e imagens fosse seguido por todos. Isso ajuda e enriquece qualquer jogo.

Quanto as estatísticas, considere como descrito na tabela da página 204 de Scion: Hero (Beretta/Glock), alterando apenas a Speed para 3, como você deseja.

Follow the New World Order

Follow the New World Order
Follow the New World Order